❖ Vídeos

Neste vídeo vou contar um pouco sobre a origem da mitologia nórdica e sobre minha leitura de Edda em Prosa , onde Snorri Sturluson nos conta o inicio da narrativa mitologia nordica e os contos dessa mitologia tão amada. Edda em prosa, uma das suas obras, é composta por quatro partes: um Prólogo que tenta harmonizar a mitologia nórdica com a tradição greco-romana, seguida da Gylfaginning (“a ilusão de Gylfi”), uma narrativa fantástica em que, por meio de um diálogo entre o rei lendário Gylfi e o deus Odin, é explicada grande parte da cosmologia e mitologia nórdicas. A terceira parte é a Skáldskaparmál (“linguagem poética”), outra fonte importante de lendas nórdicas escrita como uma espécie de manual de arte poética para escaldos (os poetas nórdicos). A última parte é o Háttatal, uma lista de formas de métrica poética.

Os Milesianos foram um povo da Mitologia irlandesa. Eram os descendentes de Míle Espáine, segundo o Lebor Gabála eles foram o último povo a colonizar a Irlanda em suas eras míticas, acredita-se que os Milesianos sejam na verdade os Celtas Gaélicos.


O Silmarillion é uma coletânea de obras literárias de mito-poesias de J. R. R. Tolkien. O Silmarillion compreende cinco partes: a primeira, Ainulindalë, fala da criação de Eä, o “mundo que é”; a segunda, Valaquenta, dá uma descrição dos Valar e Maiar, os poderes sobrenaturais de Eä; a terceira, Quenta Silmarillion, que forma a maior parte da coleção, narra a história dos eventos antes e durante a Primeira Era, incluindo as guerras pelas Silmarils que deu título ao livro; a quarta, Akallabêth, relata a história da Queda de Númenor e seu povo, que tem lugar na Segunda Era; e a quinta, Dos Anéis de Poder e da Terceira Era, é um breve relato das circunstâncias que levaram e foram apresentadas em O Senhor dos Anéis. As cinco partes eram, inicialmente, trabalhos separados, mas era desejo expresso de Tolkien que fossem publicados conjuntamente.


O Senhor dos Áneis é um livro escrito por J.R.R. Tolkien. Esta história acompanha a jornada de Frodo Bolseiro, um hobbit que recebe a missão de destruir o Um Anel, uma poderosa arma do mal.