
Retorno a escrever aqui pois estou muito feliz por mais uma boa notícia no projeto do livro! Pensando nos cursos de extensão que tenho que fazer na faculdade de história, resolvi ler mais a fundo sobre os cursos de extensão, as diretrizes e assisti ao vídeo. No vídeo a professora Crisbeli fala que não precisa ser somente curso, mas palestras ou algum outro evento ou projeto que é da área de História ( no meu caso). Então, pensei: Será que esse livro não seria um projeto de extensão? As pesquisas, historias e coisas que tenho lido e ouvido não seria parte da minha área de história?
Digo isso, pois há três meses atrás acompanhei no podcast “Historia Pirata” os alunos de História na USP, que entrevistaram a professora Maria Ligia Coelho Prado ( uma das professoras que mais admiro da área de história), e eles a entrevistaram como um projeto de extensão. Com isso no coração, resolvi escrever para a tutoria e expliquei para a minha coordenadora e professora Marina. Contei sobre o livro que estou preparando para Abril de 2026. Que é sobre Cultura e Resiliência-Como a música, literatura e arte sustentam a Humanidade em Tempos de Crise, nele abordo as jornadas de escritores, autores, músicos e artistas na história. Como lidaram com as guerras, epidemias e opressões. Também estou entrevistando e conversando com artistas e escritores e eles tem contado como tem sido nos nossos dias trabalhar com arte e literatura. E perguntei se não poderia entrar como um projeto de extensão…
Ela me respondeu, achou legal essa escrita do livro, mas que no caso das Atividades Academicas cientifico- Culturais ( extensão) devem ser colocados os certificados de cursos e eventos que participei. Mas que ela iria conferir com o setor responsavel se existe esa possibilidade de utilizar a autoria do livro. Ok. Passou terça feira e hoje tive uma resposta:
Confirmamos com o setor responsável que é possível sim utilizar o livro para horas, você deverá anexar a documentação dele após publicado, com todos os dados, ok?
Isso me deixou muito feliz pois vou usar um projeto de minha autoria nas atividades, me sinto mesmo trilhando os passos para uma historiadora de verdade. Só preciso ver depois, como vamos anexar a documentação e todas as outras coisas, direitinho.
Seguindo na jornada!
