Diário Acadêmico 2❖ Início das aulas – História e historiografias: América e África

A África tem uma história

Eu me lembro dos meus tempos de colégio, quando se falava na África, eu imaginava uma coisa só! E na verdade algumas pessoas ainda pensam assim. história de um continente, ou mais precisamente, de povos de um continente. Nada mais diferente e diverso do que os povos da margem do Mediterrâneo africano e os povos do sul do continente. Será possível dizer que a América possui um prato típico? Dificilmente um único prato poderia representar a diversidade de culturas que compõem nosso continente. Assim também é a África. E é possível afirmar que a África possui uma história própria, mas não uma história única. Os povos que lá viveram e vivem possuem uma identidade para além do pertencimento a um continente.

História e Historiografia da América Contemporânea

Na matéria de História e historiografia da América contemporânea o primeiro assunto abordado foi Independências: Haiti ( Saint Domingue) e EUA ( 13 Colônias inglesas na América do norte). Iniciada em 1607 a colonização das treze colônias não teve grande apoio ou controle da Inglaterra. Pra falar bem a verdade, a Inglaterra negligenciou totalmente as treze colônias e isso deu a eles uma experiência de autogestão nunca vista antes e isso impulsionou para reclamar seus direitos e mais, foi peça chave para a o desejo de independência. Me traz a tona aquela frase da história de Alexandre Dumas ( O conde de Monte cristo) “Então a negligencia se tornou nossa aliada”.
Tudo isso vai diferenciar bastante o modelo de colonização que vai se ter nos EUA ( 13 colônias) e no Haiti ( Saint Domingue). De fato que a Inglaterra via as 13 colônias muito mais como um lugar para enviar desregrados do que algo a investir. Estavam muito mais interessados em conquistar ( saquear) através de seus corsários. Muitos foram para a América fugindo de perseguições religiosas.

  • Peregrinos na América

A perseguição religiosa era uma constante na Inglaterra nos seculos de XVI e XVII. A américa seria um refugio também para esses grupos religiosos perseguidos. O navio MayFlower trazia a bordo esses peregrinos que firmaram um pacto que seguiriam leis justas e iguais. Esses peregrinos chegaram em um dos piores invernos nessas terras da América e muitos morreram,os nativos os ajudaram a se estabelecerem, e a sobreviverem nessa nova realidade. Nos tempos de sua chegada, em 1621, os sobreviventes decidiram fazer uma festa de ação de graças ( Thanks Giving).

Particularidades da colonia de Saint- Domingue

A história nos conta que no final do século XVIII, a ilha caribenha que anteriormente se chamava La Hispanola, estava dividida entre franceses e espanhois. A ilha de Saint- Domingue correspondia a porção da França. Mas sempre despertou interesse dos espanhóis. Essa lucrativa colônia produzia café e açúcar em regime de monocultura ( produção agrícola) extensiva, utilizando a escravização de pessoas africanas no processo. Nesse cenário, as elites locais passaram a rivalizar com a metrópole pelo controle da produção e pela venda dos principais produtos. Mas havia rivalidade entre as elites locais: os grand blancs ( grandes brancos- a classe mais alta – europeus e dessedentes de europeus, eram os senhores dessas plantações e detinham a maior parte da terra) e petit blancs ( pequenos brancos, classe media e classe media baixa). E também os afranchis que eram libertos que chegavam a postos administrativos, mas não tinham poder politico e nem representavidade.
A verdade é que a independencia de saint- domingue não foi fruto dessas disputas dessas elites locais e a metropole, mas sim das aspirações politicas dos Affranchis. Tanto é que em 1790 foi a primeira rebelião Afranchi com o apoio da Inglaterra e isso desencadeia uma série de atos em prol da abolição e da independencia.

Para pensar: A História da África e da América nos mostra que a luta por identidade e liberdade sempre esteve presente. Conhecer as diversas narrativas desses povos e como a negligência e a resistência moldaram os caminhos da independência é algo pra se fazer.

Deixe um comentário