16 de Abril, 2024 – A verdadeira vocação da arte: dar sentido às nossas vidas

Estou na terceira aula de teoria e crítica literária e tem sido extremamente esclarecedor! Minha mente está se espandindo cada vez mais! E já fiz um cronograma de leituras, tem Três autores ( pensadores) que quero me aprofundar e estudar , o primeiro e principal é Tzvetan Todorov e o segundo é Mikhail Bakhtin e terceiro,  Terry Eagleton com seu livro “Como ler literatura”. Mas o que mais me identifiquei é Todorov, ele era um cara bem centrado, esclarecido e com vasto conhecimento.

Hoje busquei alguns videos de Critica literária e achei um video de quando Todorov esteve aqui no Brasil. No Café Filosófico, da TV Cultura,Tzvetan Todorov fala sobre sua vida, sua trajetória intelectual e sobre a delicada posição da democracia no mundo contemporâneo e essa parte foi sensacional.

“Somos todos feitos do que os outros seres humanos nos dão: primeiro nossos pais, depois aqueles que nos cercam; a literatura abre ao infinito essa possibilidade de interação com os outros e, por isso, nos enriquece infinitamente.”- Tzvetan Todorov – Essa frase dele, com certeza cabe aqui!

As palavras de Tzvetan Todorov, ecoam com força em nossos dias: “A humanidade não pode viver sem ideais. Se a humanidade não tivesse mais ideais, teria havido uma mutação da espécie. Há momentos de cegueira e inconsciência, mas é possível acordar desses momentos”. Mais do que nunca, precisamos despertar para a importância da arte e da literatura como ferramentas de reflexão, transformação e conexão com a nossa essência humana.

Esqueçemos da verdadeira vocação da arte: dar sentido às nossas vidas -, as palavras de Todorov nos servem como um lembrete: “Às vezes os escritores, mas também os críticos e os professores, esquecem que a grande vocação da literatura é dar sentido às nossas vidas e encerram-na num exercício estéril e puramente formal”.

A literatura e fantasia ; a arte e historias tem o poder de nos conectar com nosso lado criativo e nos traz tantas possibilidades em nossa propria vida e essa liberdade é maravilhosa. Bem disse J.R.R Tolkien: A Fantasia é escapista, e essa é a sua glória. Se um soldado é aprisionado pelo inimigo, não consideramos que é seu dever escapar?… Se valorizamos a liberdade da mente e da alma, se somos partidários da liberdade, então é nosso óbvio dever escapar, e levar conosco tantas pessoas quanto conseguirmos!

A arte e a literatura não são apenas formas de entretenimento, mas ferramentas essenciais para a nossa compreensão do mundo e de nós mesmos. Como quando você ouve uma música que expressa tudo o que sente, mas não tinha as palavras certas para expressar. Quando você lê uma obra ou vai ao teatro e consegue se identificar com a história ou encontra respostas para uma dúvida.
Em um mundo dominado pela superficialidade, a arte e a literatura nos convidam a mergulharmos na profundidade da nossa alma e a explorarmos novas possibilidades de ser e de viver. Quanto a mim, como escritora e musicista, vou insentivar e motivar á leitura, á beleza e nas coisas que dão sentindo á vida, que nos conectam com o belo e com Deus.

Deixe um comentário