Hoje, Domingo, estou aqui reflexionando sobre muitas coisas. Tenho tantos projetos para 2024 e ainda sem recursos, acredito que isso é o que mais atrapalha para quem está começando a empreender.
Desde da ultima vez que escrevi 3 de janeiro de 2024 – Iniciando e planejando , me deu uma firme vontade de retomar os videos no meu canal do YouTube, mas sempre quando penso nisso me dá ( não sei se seria medo) insegurança de ter tanto trabalho e não ver fruto como vejo em outros canais, assim que decidi me lançar numa pesquisa ( sem bloqueios), estudar mesmo tudo isso.
Começei pelo Bard, depois lendo alguns textos e assim passei para os vídeos de Peter Jordan. Com tudo isso, começei a ver que não é um bicho de 7 cabeças ( pois eu encarava o trabalho com o YouTube para mim, isso), mas, claro, ainda estou apreensiva. O que aprendi foi que é uma jornada, não vai render frutos em uma semana ou 8 meses, é uma construção ( como os canais que gosto, começaram há 10, 13 anos!), tem que ser constante, vai plantando, aplicando tudo o que se aprende e não desanimar. Encarar o YouTube como um trabalho.
Decidi então gravar dois videos, o primeiro sobre a leitura da primeira parte de O Senhor Dos Aneis e outro sobre O Silmarillion ( Que adorei esse livro!).O primeiro, eu postei na quarta feira, dia 10, não teve grandes acessos, mas foi bom. Falei desse primeiro video dois dias antes e quando foi publicado mostrei novamente nas redes. Criei coragem e mandei para os canais Tolkenista, Folha da Terra Média e Tolkien Talk! Eles gostaram, e o a Chris do Tolkienista e a Folha da Terra média se inscreveram no canal! Até que foi um bom começo.
Ainda estou na duvida se posto videos toda a semana ou á cada 15 dias… O Peter Jordan e outros estudos sobre YouTube, dizem que quem está começando é bom que posto tres vezes na semana ou uma vez na semana : 1 Para ir testando rápido o que funciona e o conteudo; 2- Para praticar e 3- Para atrair audiencia. Mas será que vou conseguir manter? Esse é meu dilema, pois além de tudo é muito importante manter a frequencia e a qualidade ( conteudo bom, que conecte as pessoas com você) não pode ser qualqeu coisa.
Ah! Outra coisa que vi e foi muito bom o vídeo ( Do YouTube Creators) É um cara que é filmaker, ele disse que antes de sair gravando videos, você tem que ter uma visão de negocios, algo que voce domine e que pode gerar receita, tendo isso, bora criar conteudo sobre isso. Pesquisei sobre isso, pois fiquei com medo de meu nicho “Música e literatura Celta de fantasia” não tivesse publico. Mas Olha só:
BARD
Sim, eu acredito que há demanda e público para o seu nicho. A literatura celta, fantástica e medieval é um tema popular que atrai pessoas de todas as idades e origens. Há muitos fãs de Tolkien, C.S. Lewis, e outras obras de fantasia que estariam interessados em aprender mais sobre a história e a cultura que inspiraram essas obras.
Claro, é importante criar conteúdo que seja atraente e informativo para esse público. Você precisa encontrar um equilíbrio entre entreter e educar seus espectadores. Você também precisa ser consistente com a publicação de novos vídeos para manter seu público engajado.
Aqui estão algumas dicas para encontrar demanda para o seu nicho:
- Faça pesquisas: Pesquise o interesse do público pelo seu nicho. Você pode usar ferramentas como o Google Trends para ver quais termos relacionados ao seu nicho estão sendo pesquisados com mais frequência.
- Converse com seus espectadores: Converse com seus espectadores para entender o que eles querem ver em seu canal. Você pode fazer isso através de comentários, e-mail ou até mesmo lives.
- Participe de comunidades online: Participe de comunidades online que sejam relevantes para o seu nicho. Isso lhe dará a oportunidade de se conectar com outros criadores de conteúdo e fãs do seu nicho.
Se você seguir essas dicas, estará no caminho certo para construir um público engajado para o seu canal.
Aqui estão alguns exemplos de nichos específicos que você poderia explorar:
- Resenhas de livros: Você pode revisar livros de literatura celta, fantástica e medieval. Você pode falar sobre a história, os personagens, a escrita, a mensagem e outros aspectos do livro.
- Entrevistas com autores: Você pode entrevistar autores que escrevem sobre literatura celta, fantástica e medieval. Você pode perguntar aos autores sobre seus processos criativos, suas inspirações e suas opiniões sobre a literatura.
- Criação de conteúdo original: Você também pode criar seu próprio conteúdo original, como histórias, poemas, músicas ou vídeos. Isso é uma ótima maneira de compartilhar sua criatividade e seu amor pela literatura celta, fantástica e medieval.
Com um pouco de criatividade e esforço, você pode construir um canal de sucesso que atenda ao seu nicho.
Bom, então é isso, Bora nessa jornada no YouTube!
